A importância do treinamento para a segurança

Compartilhamos o artigo do consultor em segurança condominial e parceiro da Adees, João Bosco Rebello:

Treinamento e os ensinamentos fundamentais para a segurança e harmonia condominial

Neste artigo, quero discutir com você a importância dos treinamentos, não apenas para garantir a segurança condominial, mas, também, lembrar que um funcionário treinado, motivado e proativo, pode contribuir muito com o sucesso da administração condominial.

No que diz respeito à segurança, todo cuidado é pouco, pois é sabido através das estatísticas que, para evitar um assalto, a prevenção corresponde a 90% e no caso dos condomínios as entradas de pedestres e garagem são os alvos dos meliantes.

Deste modo, mesmo os condomínios mais preparados, com a instalação de barreiras eletrônicas e físicas, se não tiverem procedimentos adequados, tanto para os funcionários, quanto para os moradores, se tornará frágil correndo o risco de assaltos.

Tenho circulado nos condomínios para deixar aos síndicos meu material de treinamento, cursos para moradores e funcionários, e me espanta o despreparo de muitos funcionários e, algumas vezes, moradores, que facilitam minha entrada para entregar meu material.

Tem um detalhe curioso nesta situação, dentre estes porteiros que abriram os portões, um número expressivo não participa de treinamentos, nunca participou.

Como um porteiro, uma faxineira, ou até um morador pode garantir a segurança do seu condomínio se não conhecem os procedimentos em relação à segurança condominial?

Neste aspecto, temos que parabenizar a ADEES, uma vez que sempre tiveram esta visão da importância dos treinamentos para os condomínios. Esta visão traz a todos os síndicos maior tranquilidade, pois funcionários treinados fazem uma grande diferença na administração condominial.

Outro aspecto importante é sempre escolher pessoas que sejam treináveis, pois tem funcionários, e aqui vale para todos os segmentos da economia, que participam de cursos, mas não conseguem empregar o aprendizado de modo prático.

Em relação à palestra de segurança, ela aborda diversos aspectos da rotina condominial e todos os procedimentos necessários à manutenção da segurança predial. Vou citar alguns:

Ø Nos cursos, alertamos os porteiros, e serve para todos os funcionários, evitar ficar próximo às grades vazadas, ou ir até a grade conversar com algum estranho.

Ø Também são alertados a nunca deixar um estranho entrar, seja por que motivo for, sem primeiro receber autorização do morador.

Ø Quando estão limpando as calçadas ou tirando o lixo, muitas vezes o portão de pedestre ou da garagem fica aberto, isto não pode acontecer.

Ø Jamais passar qualquer informação sobre morador ou sobre alguma rotina do condomínio a estranhos, em especial pelo telefone.

Ø Se um prestador de serviço que realizou algum trabalho em uma unidade ou no condomínio voltar após ter acabado, nunca abrir o portão, somente com autorização do morador ou síndico, depois que os motivos ficarem muito bem esclarecidos.

Ø Se um prestador de serviço que está em uma unidade sai e volta com mais pessoas, nunca deixar entrar, esclarecer primeiro com o morador a situação.

Ø Muito cuidado com pessoas que estão procurando imóveis para comprar ou alugar, mesmo que tenha no condomínio alguma unidade nesta situação, jamais deixar o interessado entrar para conhecer o prédio antes de ir à imobiliária.

João Bosco Rebello

Consultor

99893-9789

www.rebelloconsultoria.com.br